quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Frases do Elói referente ao Cinema


 

`` A lanterna de projeção,copia idêntica ao do cine Rio Branco, de Canoas,que fabricamos, a luz era gerada por carvões especiais, que produziam uma luz espetacular, levemente azulada.´´ Elói


********************


``Eu não gostava era de projetar, filmes que tinham muitas cenas escuras, filmadas a noite, pois era muito difícil, nestas condições, nas trocas de rolos, ajustar com precisão o foco, nestas cenas noturnas.´´ Elói





*Foto meu pai, o Elói ( João Eloir Lopes de oliveira ), a época do cinema.



*********************

`` Apos havermos projetado um filme de Tarzan, colocamos as películas dentro das latas, e ao nos dirigirmos até o porto, aonde estava o barco que nos conduziria até Canoas, como se formava a frente do cinema ainda um grupo de pessoas, um nos diz:`` É nestas latas que o Senhor guarda as cobras do filme?, como eu ri naquele momento, pois o sujeito era realmente grosso la de fora, e imaginava ser real o que se via na tela do cinema´´. Elói


************************

`` Naquela época, os bombeiros, em Porto alegre, queimavam filmes de censura vencida, pois tinham um prazo para exibição de alguns anos, e depois obrigatoriamente eram queimadas as películas, mas eu troquei por alto-falantes, vários rolos e filmes, os salvando das chamas, e os exibia também no cinema Porto Ely.´´ Elói


*************************





`` As vezes, por alguma razão, ou imprevisto, se acaso, não podendo chegar a tempo, no cinema, eu enviava um aviso até o Porto Ely, e então o meu irmão, o Dante, que era gerente da Olaria, e morava no local, a meu pedido, alguma vez, projetava um dos filmes que ficavam no cinema, e que eram meus, como os filmes: Raposas da Fronteira, O Proscrito, e Sob o Céu de Nevada, filmes que eu havia salvo das fogueiras da censura, assim sempre havia projeção de filmes no cinema Porto Ely.´´ Elói ( João Eloir Lopes de Oliveira )

*************************

`` Naquela época, quando comprei o barco do meu amigo Plínio, partíamos da cidade de Canoas, do porto do estaleiro do meu *pai ( *Sr. Isolino) com os filmes, nos finais de semana e feriados, pelo rio Gravataí, e chegávamos rápido ao cinema, no Porto Ely, pois a lancha empreendia grande velocidade, quase voava por sobre as águas, *tu ( *JPedroso) era nenê, e ia no colo de sua mãe. O barco, tinha um estilo norte americano, era uma voadeira. ´´



Elói ( João Eloir Lopes de Oliveira).

























*Foto, minha mãe comigo no colo, década de 50, quando eu viajava com eles até o cinema, ela tinha 21 anos. *Jota Pedroso





Textos, de memórias do radialista Jota Pedroso Reg.prof: 4.875 / Mat. Sind: 11.660
(cor. %)

Nenhum comentário:

Postar um comentário